quinta-feira, 8 de outubro de 2009

A música na liturgia

As músicas tem a ver com a celebração? Como saber quais são litúrgicas?
(Leonardo, Caraguatatuba, 15 anos)

Caro Leonardo,

Obrigado pela visita ao blog e pela pergunta!

A primeira coisa que precisamos compreender é que toda a celebração litúrgica é um conjunto harmonioso, onde a música desempenha um papel não somente importante, mas imprescindível. Daí que a utilização de uma música dentro de uma celebração litúrgica deve seguir e respeitar os critérios dessa mesma celebração. Eis a resposta para sua primeira pergunta: sim, toda a música litúrgica tem a ver com a celebração.

Nesse sentido, para saber se uma música é adequada para a celebração, deve-se, em primeiro lugar, procurar compreender o que está sendo celebrado. Se a música ali empregada é fiel à natureza da celebração, podemos dizer que ela é adequada para o momento.

Por isso, todo o músico que deseja prestar um serviço de qualidade à comunidade deve estar preocupado com sua adequada formação litúrgica. Somente compreendendo a natureza e a finalidade da celebração, é que ele saberá identificar as músicas que irão colaborar e enriquecer o momento celebrativo.

Por fim, lhe recordo que existem muitos cursos e livros interessantes sobre o assunto por aí. Sugiro que você se informe em sua paróquia e diocese a respeito. Como exemplo, lhe recomendo a leitura de uma publicação da CNBB que você encontra em qualquer livraria católica: A música litúrgica no Brasil (Estudos da CNBB, nº 79).

Com afeto salesiano,
Pe. Mauricio Miranda.

____________________________
Posso lhe ajudar? Sua dúvida pode ser a de muitos outros.
Envie sua pergunta para
canal-direto@hotmail.com
Não esqueça de dizer seu primeiro nome, idade e cidade de onde escreve.

Nenhum comentário:

Postar um comentário