quarta-feira, 7 de outubro de 2009

A participação de cada fiel na liturgia

Por que existem orações que só o Padre pode fazer ? E por que isso não é informado à comunidade ?
(Leonardo, Caraguatatuba, 15 anos)

Caro Leonardo,
Obrigado pela visita ao blog e pela pergunta!

Entendi que você esteja falando das orações dentro de uma Celebração Eucarística. De fato, não somente na Santa Missa, mas em outras celebrações litúrgicas, existem orações que são reservadas especialmente ao sacerdote. Na verdade, antes de sabermos a razão dessas orações, é preciso compreender o que nos ensina um importante documento da Igreja sobre a natureza e a importância da liturgia:

"Em todas as celebrações litúrgicas, ministros e fiéis, no desempenho de sua função, façam somente aquilo e tudo aquilo que convém à natureza da ação, de acordo com as normas litúrgicas (... ) Desde cedo, portanto, estejam todos imbuídos do espírito da liturgia e sejam devidamente iniciados no desempenho correto de seus respectivos papéis." (Sacrosanctum Concilium 28-29).

Essa afirmação nos ensina que cada fiel está envolvido de modo pessoal na ação litúrgica e a celebra de acordo com a sua condição. O sacerdote, enquanto presidente da celebração, possui orações que lhe são reservadas porque elas deixam claro qual o papel dele naquele momento. Mas isso acontece também com a assembléia que participa com ele do momento celebrativo; também existem orações reservadas aos fiéis leigos.

Você também pergunta porque isso não é informado à comunidade. Na verdade, há muitos lugares onde a comunidade sabe exatamente, não somente sua função na celebração, como aquela reservada ao sacerdote. Nos lugares onde isso não é muito claro, falta uma formação litúrgica mais adequada. É isso que sugere o mesmo documento que citei anteriormente e que volto a citar, do qual eu lhe recomendo uma atenta leitura. Você poderá encontrá-lo na íntegra nesse endereço eletrônico:

Eis os números que tratam de uma necessária formação litúrgica para todo o povo de Deus:

"A Igreja deseja ardentemente que todos os fiéis participem das celebrações de maneira consciente e ativa, de acordo com as exigências da própria liturgia e por direito e dever do povo cristão, em virtude do batismo... Procure-se por todos os meios, restabelecer e favorecer a participação plena e ativa de todo o povo na liturgia. Ela é a fonte primeira e indispensável do espírito cristão. Os pastores de alma devem, pois, orientar para ela toda sua ação pastoral. Para que isso aconteça, é indispensável que os próprios pastores estejam profundamente imbuídos do espírito e da força da liturgia, tornando-se capazes de ensiná-la aos outros..." (Sacrosanctum Concilium 15)

"Também os fiéis devem participar da liturgia, interior e exteriormente, de acordo com sua idade, condição, gênero de vida e grau de cultura religiosa. Os pastores atuem pacientemente nesse sentido, sabendo que é um dos principais deveres de quem é chamado a dispensar fielmente os mistérios de Deus..." (Sacrosanctum Concilium 19)



Depois de esclarecido isso, um passo interessante será o de estudar as orações que são reservadas ao sacerdote nas ações litúrgicas; são belíssimos meios para compreendermos a vida e a missão de um padre!

Com afeto salesiano,
Pe. Mauricio Miranda.
____________________________
Posso lhe ajudar? Sua dúvida pode ser a de muitos outros.
Envie sua pergunta para
canal-direto@hotmail.com
Não esqueça de dizer seu primeiro nome, idade e cidade de onde escreve.

Nenhum comentário:

Postar um comentário