sexta-feira, 9 de outubro de 2009

O homem veio de Deus ou do macaco?

A Igreja nos ensina que Deus criou o homem e que somos descendentes de Adão que foi o primeiro homem. Na escola aprendemos que somos uma evolução do macaco. Em quem devo acreditar?
(Luiz Felipe, 10 anos)

Caro Luiz Felipe
Obrigado pela visita ao blog e pela pergunta!

Você fez uma pergunta muito boa, pois nos pemite esclarecer um ponto importante, a partir do qual muita gente faz confusão. Em outras palavras, você está perguntando sobre a diferença da linguagem bíblica e da linguagem científica, no que diz respeito à origem do homem. A primeira coisa que precisamos dizer é que são duas linguagens extremamente diferentes porque possuem objetivos diferentes.

A Bíblia não é um documento científico, não tem uma preocupação de explicar a origem da vida humana de maneira científica; ela é um escrito religioso que procura abordar a vida humana sob a existência e experiência de Deus. De modo diferente, o trabalho científico procura explicar a vida humana a partir das leis da natureza. A princípio, não são coisas opostas, mas complementares.

Não podemos esquecer que o darwinismo é apenas uma teoria! Isso quer dizer que a origem do homem continua sendo um grande e belo mistério. Tal mistério se explica justamente porque tem Deus em sua origem: e é exatamente isso que a Sagrada Escritura procura dizer, que Deus é a origem do ser humano! A origem da vida humana tem o "dedo de Deus"; a maneira como ele escolheu para fazer isso, é um mistério. E nesse ponto, a ciência pode tentar explicá-lo.



Bem, por fim, assim como o pensamento centífico precisa ser cada dia aprofundado, o mesmo acontece com a Sagrada Escritura. Veja que interessante: para o aprofundamento da Sagrada Escritura, nós também nos servimos da ciência: a exegese bíblica, por exemplo. E por que estou lhe dizendo isso? Porque os estudos bíblicos vão nos explicar o que, na verdade, significa afirmar que - como você disse - "somos descendentes de Adão". É preciso entender bem a linguagem bíblica! Mas isso é assunto para uma outra pergunta, não acha?

Um abraço. Continue perguntando!

Com afeto salesiano,
Pe. Mauricio Miranda.
____________________________
Posso lhe ajudar? Sua dúvida pode ser a de muitos outros.
Envie sua pergunta para canal-direto@hotmail.com
Não esqueça de dizer seu primeiro nome, idade e cidade de onde escreve.

Nenhum comentário:

Postar um comentário