sexta-feira, 28 de novembro de 2008

Tempo do Advento


Com o 1º Domingo do Tempo do Advento (30/11), abriremos o novo Ano Litúrgico da Igreja. Queremos, nos dias do Advento, adentrar o quanto pudermos o insondável Mistério de Cristo, encontrando Nele a razão e o sentido de nossas vidas. E isso para que, colaborando com sua obra, ajudemos muitas outras pessoas a realizar o mesmo.

A palavra "Advento" significa literalmente vinda ou chegada. É, em síntese, um tempo do Ano Litúrgico que tem por objetivo celebrar a vinda de Deus ao mundo, sua entrada na história da humanidade.

Quer notícia mais feliz do que essa para começarmos bem um ano?! Deus entrou na história da humanidade! Sua vinda transformou a história humana! No Advento somos convidados a refletir sobre isso e a celebrar esta chegada de Deus. Dizer que Ele entrou e transformou a história da humanidade, implica permitir que Ele entre e transforme a história de nossa própria vida! Por isso a primeira característica desse tempo é a preparação para as festas do Natal de Jesus.

Mas não é só isso. Ao entrar nesse mundo, Jesus nos revelou o sentido da história humana. Depois de sua morte e ressurreição, Ele continua caminhando conosco por meio de seu Espírito. É, por meio dele, que compreendemos que não estamos entregues ao acaso, mas que Deus guia a trama dos nossos dias. Mas o sentido que Jesus deu à história quando veio pela primeira vez alcançará sua plenitude quando Ele retonar em glória para julgar tudo e todos pelo Amor. Por isso, a segunda importante característica do Advento é nos preparar para esse momento glorioso, o dia em que "Deus será tudo em todos". (1 Cor 15, 28)

Se você reparou, o Tempo do Advento é uma grande proclamação de que a história humana, de seu início ao seu último momento, encontra sentido em Jesus. Celebrar bem o Advento requer que a gente permita que nossa própria vida faça parte dessa grande história.

Não deixemos que a graça Deus para esse Tempo passe em vão!

Abramos nosso coração ao Senhor e digamos com a Igreja: Vem, Senhor Jesus!

Bom e Santo Advento a todos!
Com afeto salesiano,
Pe. Mauricio Miranda.

Um comentário:

  1. P. Mauricio

    Realmente nada acontece por acaso... Foi muito bom, ouvi-lo. Tenha certeza que a minha preparação para o Natal será bem diferente.
    Mais uma vez o senhor vez a diferença.
    Saudade. Abraço Fraterno
    Elaine Barbero
    elainebarbero@terra.com.br

    ResponderExcluir