domingo, 15 de junho de 2008

11º Domingo do Tempo Comum - Ano A - 2008

Evangelho (Mateus 9,36 –10,8)

— O Senhor esteja convosco!
— Ele está no meio de nós.
— Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo, † segundo Mateus.
— Glória a vós, Senhor!

Naquele tempo, 36vendo Jesus as multidões, compadeceu-se delas, porque estavam cansadas e abatidas, como ovelhas que não têm pastor. Então disse a seus discípulos: 37”A Messe é grande, mas os trabalhadores são poucos. 38Pedi pois ao dono da messe que envie trabalhadores para a sua colheita!” 10,1 Jesus chamou os doze discípulos e deu-lhes poder para expulsarem os espíritos maus e para curarem todo tipo de doença e enfermidade. 2 Estes são os nomes dos doze apóstolos: primeiro, Simão chamado Pedro, e André, seu irmão; Tiago, filho de Zebedeu, e seu Irmão João; 3 Filipe e Bartolomeu; Tomé e Mateus, o cobrador de impostos; Tiago, filho de Alfeu, e Tadeu; 4 Simão, o Zelota, e Judas Iscariotes, que foi o traidor de Jesus. 5 Jesus enviou estes Doze, com as seguintes recomendações: "Não deveis ir aonde moram os pagãos, nem entrar nas cidades dos samaritanos! 6 Ide, antes, às ovelhas perdidas da casa de Israel! Em vosso caminho, anunciai: 'O Reino dos Céus está próximo'. 8 Curai os doentes, ressuscitai os mortos, purificai os leprosos, expulsai os demônios. De graça recebestes, de graça deveis dar!"

— Palavra da Salvação.
— Glória a Vós, Senhor.


É muito bom observarmos qual o caminho que o Senhor tem feito conosco, pela liturgia dominical, desde que, depois do Tempo Pascal, entramos novamente no Tempo Comum. Se formos atentos, veremos que Ele vem formando em nós um coração de discípulos. Estamos numa verdadeira escola de discipulado! No 8º Domingo do Tempo Comum, primeiro depois dessa retomada após a Páscoa, ele nos exortou a buscarmos em primeiro lugar o Reino de Deus que o demais nos será dado por conseqüência. Quando celebramos o 9º Domingo, ouvimos do Senhor que era preciso construir nossa vida de discípulos a partir dele, ouvindo sua palavra e a colocando em prática. No domingo passado, Ele nos advertiu que de nada adianta observarmos seus mandamentos se não o fizermos por amor, já que o Senhor quer de nós misericórdia e não sacrifício.

Acompanhar o caminho que Ele tem nos levado a percorrer, nos leva a compreender o sentido de nossa caminhada dentro da Igreja: estamos sendo formados por Ele. Posso dizer sem medo de errar: o Senhor está investindo em nós, está investindo em você, meu amigo! E por que, para que? São essas pergunta que Ele deseja responder nesse 11º Domingo do Tempo Comum.

Cansados e abatidos como ovelhas que não tem pastor

Eis o por quê o Senhor esta investindo em nós, formando dentro de nós um coração de discípulos. Naquele tempo, Jesus olhava para o povo e percebia que estavam cansados e abatidos como ovelhas sem pastor, sem alguém que cuide delas. Observe que a situação dos nossos dias não é diferente... Quanta gente cansada e abatida pelas lutas da vida, pensando em desistir porque já não encontra força ou sentido para continuar? Quantos afastados de Deus e de sua Igreja que já desistiram de procurá-lo porque não encontram quem o anuncie? Quantos os que ainda se encontram dentro de sua Igreja, mas não conseguem abrir os olhos e o coração porque aquilo que escutam não tem sido capaz de transformar-lhes o coração que já se endureceu?

É olhando para tudo isso que o Senhor nos convida a pedir que o Pai envie mais pastores para cuidar de um povo abatido e cansado. Mas também para isso, o Senhor está investindo em você! Sim, em você mesmo! Existem lugares onde o padre ou o religioso consagrado não pode chegar, mas você sim! Existem pessoas que há muito tempo já não têm contato algum com padres ou religiosos consagrados, mas se encontram todos os dias com você! Já pensou nisso? Já procurou compreender que em muitas ocasiões o Senhor conta apenas com você, com sua palavra e seu testemunho? É por causa disso tudo que Ele está formando um coração de discípulo dentro de seu peito... E mais! Um verdadeiro discípulo faz novos discípulos! Há muita gente com grande potencial para anunciar o Senhor, mas que sequer o conhecem ainda... O despertar de muita gente depende do nosso anúncio, do nosso testemunho, do nosso discipulado. Não podemos ficar parados! Precisamos ser criativos no lugar onde o Senhor nos coloca (empresas, escolas, faculdades, igrejas, entre os amigos do bairro, dentro do ônibus ou no metrô entre os desconhecidos...) para saber fazer chegar sua boa notícia a todos!

Depois de compreendermos o por quê o Senhor nos está formando discípulos seus, resta-nos perguntar para que. Então: para que é mesmo?

Jesus chamou os doze e deu-lhes poder

Isso mesmo... A resposta ao para que é para nos dar poder. Mas calma aí! Esse poder não tem o significado que geralmente atribuímos a essa palavra. Qual é seu significado então? Bem, quem recebe poder da parte de alguém, recebe a autorização de falar e agir em nome dele. Eis o poder que Deus confere a seus discípulos. Ele forma em nós um coração de discípulos para nos enviar em seu nome aos cansados e abatidos!

Importante frisarmos a expressão "em seu nome"! Nós não vamos em nosso nome, levando nossas idéias ou mesmo "nosso jeito" de compreender. Não! Nós vamos em nome do Pai e do Filho e do Espírito Santo, levando uma boa notícia que não é nossa, mas de Deus, do jeito que Ele deseja que seja comunicada! Somos discípulos dele! É claro que, nos mantendo fiéis ao conteúdo da boa notícia, podemos ser criativos na forma. Eu me explico: eu, por exemplo, não sei se saberia falar dessas coisas para um grupo de skatistas. Primeiro que eu não pratico esse esporte e acabo não me encontrando com eles, depois porque entre eles existe um tipo de linguagem que só entende quem está com eles. Pois bem! O Senhor quer skatistas entre os seus discípulos. Você que é skatista já sabe qual sua missão como cristão em meio aos seus amigos! E assim por diante...

A liturgia desse domingo nos apresenta o grupo de apóstolos como modelo de fé e ação. De fato, nossa Igreja se diz apostólica por causa disso: está embasada no ensinamento dos apóstolos e possui em seus pastores (os bispos) seus legítimos sucessores. Portanto, todo o nosso serviço de evangelização (mesmo o menor deles) nós o fazemos em comunhão com os nossos pastores. É a Igreja inteira, em comunhão com seus pastores, em missão pelos "quatro cantos" do mundo!

Bem... Você já viu que eu gosto de escrever, não é mesmo? (rs) Haja visto o tamanho das postagens! Por isso não poderia terminar essa reflexão sem fazer mais uma pergunta (hehe). Já vimos o por quê, o para que o Senhor forma em nós um coração de discípulos. Se entendemos isso, temos que nos perguntar o 'como' faremos isso. Vamos lá?

Anunciai: O Reino dos Céus está próximo

Eis a mensagem central daquilo que devemos testemunhar com nossa vida. A palavra ´'próximo' nesse contexto significa que o Reino está no meio de nós, está ao nosso alcance! Quanta gente precisa descobrir essa verdade...! E somos nós, que fazemos a experiência do Reino, que temos que anunciá-la!

De fato, há muita gente que não consegue mais perceber a novidade de Deus presente no dia-a-dia de sua vida. Não sentem mais sua presença amiga e, por isso, perderam o sentido da vida. Daqui que posso compreender porque tanta gente quando questionada como vai a vida, responde com um "empurrando com a barriga"... Meu Deus! Não há maneira mais sem graça de viver que essa: "empurrando com a barriga". Não! Somos chamados a experimentar Deus presente junto de nós, devolvendo-nos o sentido da vida e o gosto de viver! Por isso esse é o ponto central de nossa mensagem: o Senhor está no meio de nós, está ao nosso alcance!

É interessante esse "está ao nosso alcance"... Se está ao nosso alcance, por que então Ele não nos alcança? Porque falta uma parte fundamental nessa relação: a nossa. Precisamos nos decidir por ele, buscá-lo, dar nosso passo em direção a Ele! É para isso que precisamos fazer com que muitos corações despertem: "Buscar-me-eis e me encontrareis; procurar-me-eis do fundo do coração e eu me deixarei encontrar por vós - diz o Senhor" (Jeremias 29, 13-14a).

E os sinais que acompanharão esse nosso anúncio de vida eterna são estes: expulsaremos espíritos maus, curaremos todo tipo de doença e enfermidade, ressuscitaremos os mortos, purificaremos os leprosos etc. Tudo isso para dizer que seremos portadores de vida, vida plena, vida de Deus ao coração de muitos!

Meu caro amigo, esse convite é irrecusável!
Olhe a seu redor nesse instante... Certamente você já poderá ver por onde começar!
Tá esperando o que?! Eu aceito o convite e topo o desafio! E você?

Com afeto salesiano
P. Mauricio Miranda.

Nenhum comentário:

Postar um comentário