domingo, 1 de junho de 2008

9º Domingo do Tempo Comum - Ano A - 2008

Evangelho (Mateus 7,21-27)

— O Senhor esteja convosco!
— Ele está no meio de nós.
— Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo, † segundo Mateus.
— Glória a vós, Senhor!

Naquele tempo, disse Jesus a seus discípulos: 21"Nem todo aquele que me diz: 'Senhor, Senhor', entrará no Reino dos Céus, mas o que põe em prática a vontade de meu Pai que está nos céus. 22Naquele dia, muitos vão me dizer: 'Senhor, Senhor, não foi em teu nome que profetizamos? Não foi em teu nome que expulsamos demônios? E não foi em teu nome que fizemos muitos milagres?' 23Então eu lhes direi publicamente: 'Jamais vos conheci. Afastai-vos de mim, vós, que praticais o mal'.24Portanto, quem ouve estas minhas palavras e as põe em prática, é como um homem prudente, que construiu sua casa sobre a rocha. 25Caiu a chuva, vieram as enchentes, os ventos deram contra a casa, mas a casa não caiu, porque estava construída sobre a rocha. 26Por outro lado, quem ouve estas minhas palavras e não as põe em prática, é como um homem sem juízo, que construiu sua casa sobre a areia. 27Caiu a chuva, vieram as enchentes, os ventos sopraram e deram contra a casa, e a casa caiu, e sua ruína foi completa!"

—Palavra da Salvação.
— Glória a vós, Senhor!



Caros amigos

Caminhamos, juntos com o Senhor, por esse maravilhoso Tempo Comum. Digo maravilhoso porque, de fato, ele não tem nada de diferente... O especial dele é o próprio Deus falando a partir das coisas simples da vida, do dia a dia... E como é bom viver assim: escutar todos os dias Deus que fala conosco e nos esforçamos para por tudo em prática!

Aliás, se quiséssemos resumir tudo aquilo que Ele hoje fala ao nosso coração por meio da liturgia do 9º Domingo, poderíamos tomar o seguinte versículo: "quem ouve estas minhas palavras e as põe em prática".

Se desejamos trilhar um verdadeiro caminho de conversão em direção a Deus, se queremos ser todo inteiro dele, viver de modo verdadeiro como filhos de Deus, temos que ter a coragem de dar dois passos fundamentais:

1. Ouvir sua Palavra

Isso é uma questão de decisão! Não é apenas escutar, como escuto muitas vozes que falam ao mesmo tempo sem dar, no entanto, atenção à nenhuma... É ouvir! É dar toda minha atenção àquele que fala comigo! É dar absoluta importância ao que está sendo falado para mim. Não há outro caminho, meus amigos! Isso é uma questão de decisão! Precisamos dizer: eu quero ouvir o Senhor, eu preciso ouvir meu Deus! E, claro, pedir o auxílio de seu Espírito Santo para que a cada dia sejamos ouvintes mais atentos! Mas mesmo para que o Espírito nos ajude, devemos partir de uma decisão do coração: "Fala, Senhor, que o teu servo escuta! (cf. 1 Sm 3,10).

2. Por aquilo que se ouve de Deus em prática

Aqui está, no entanto, o mais difícil. É sobre isso que Jesus nos avisa quando diz: "Nem todo aquele que me diz: 'Senhor, Senhor' entrará no Reino dos Céus, mas o que põe em prática a vontade do meu Pai que está nos céus".

É preciso esforçar-se para traduzir em atos aquilo que ouvimos de Deus. Aceitar o que se ouve é convencer-se de que precisamos agir de acordo com aquilo. Não por medo ou movido por qualquer outro sentimento, mas porque acreditamos ser o melhor para nós aquilo que vem de Deus. Em outras palavras, por amor a Ele!

Sei bem que isso não é tarefa fácil. Sinto-o na minha própria vida. Por isso é que nunca poderemos dizer que estamos convertidos, mas sim que estamos num processo perene de conversão. Desconfio de "conversões instantâneas"... Sei que Deus pode fazer o que quer, mas também percebo que Ele prefere agir em companhia com a ação humana, ou seja, não faz nada sem a nossa contribuição! Claro que existe sim aquele momento "divisor de águas" em nossa vida, em que a partir dali nos decidimos seguir o Senhor, mas esse momento precisará ser reafirmado a cada dia!

Em outras palavras, significa dizer que por em prática a Palavra de Deus implica um esforço cotidiano, por toda a vida, até o momento de nossa morte! É viver uma vida inteira se esforçando para isso! Por isso não conseguiremos se, realmente, não for uma decisão do mais profundo do nosso coração!

Mas não estamos a sós nessa vida! Ele caminha conosco e nos ajuda dia a dia, confirmando essa nossa decisão. Da mesma forma que Ele sempre fala conosco, também nos fortalece para que decidamos viver tudo quanto dele escutamos. Dentre os diversos modos pelos quais Ele se faz presente, quero destacar a Eucaristia. É, sobretudo, pela Eucaristia que Ele nos fortalece para que sejamos fiéis a cada dia, corajosos o bastante para traduzirmos em atos de vida o seu querer.

Quando compreendemos isso, jamais deixamos de ir à Missa... Ela passa a ser para nós, opção fundamental para que a decisão tomada no coração continue a vigorar! A única maneira de não voltar atrás em nossa decisão é recebendo Aquele por quem nós nos decidimos: Deus! Isso é construir nossa vida sobre bases seguras...

Com afeto salesiano
P. Mauricio Miranda.

Nenhum comentário:

Postar um comentário