quarta-feira, 7 de maio de 2008

A caminho de Pentecostes: A Fortaleza


Ó Espírito Santo, concedei-nos o dom da fortaleza, para que fujamos com total determinação do pecado, pratiquemos o bem com coragem audaciosa e enfrentemos com paciência, alegria e amor a Deus todas as dificuldades da vida. Amém.


Caros amigos

Várias pessoas estão me dizendo que tem sido, realmente, muito boa a caminhada que temos realizado rumo à Celebração de Pentecostes, no próximo domingo. Também tenho a certeza de que todos participaremos de modo mais ativo e consciente da Celebração da Missa naquele dia e de que viveremos a graça do Espírito Santo ao longo dos dias do Tempo Comum.

Nesses últimos três dias, vimos o que significam os dons da Sabedoria, do Entendimento e do Conselho. Percebemos que eles estão muito unidos entre si, já que à medida em que vamos nos aproximando do Mistério de Deus (Sabedoria) e compreendendo as verdades da fé que professamos (Entendimento), também vamos aprendendo a fazer as escolhas certas na vida (Conselho). Vimos também que o fruto de tudo isso é a nossa transformação interior e, tudo, por ação do Espírito de Deus que é derramado em nossos corações (cf. Gl 4,6).

Porém, sabemos que na vida nem tudo é, como dizem por aí, um "mar de rosas". Os problemas fazem parte de nossa caminhada. E, quando se trata de se decidir realmente a seguir o Senhor, também não faltam as dificuldades. Pois bem: Deus sabe disso! E é exatamente por isso que Ele mesmo vem em nosso socorro para nos ajudar a sermos fiéis. Hoje, vamos procurar entender que coisa significa o dom da Fortaleza.

O dom da Fortaleza

No livro dos Atos dos Apóstolos, Jesus Ressuscitado, reunido com seus apóstolos no cenáculo, faz a seguinte promessa: "... recebereis uma força, a força do Espírito Santo que virá sobre vós, e sereis minhas testemunhas em Jerusalém, em toda a Judéia e Samaria até os confins da terra" (Atos 1,8). Se continuarmos a leitura desse livro, veremos que, de fato, a partir do capítulo segundo, começa a ser narrada a vinda do Espírito e a transformação do grupo dos Apóstolos: aqueles que antes sentiam medo de lhes acontecer o mesmo que viram acontecer com Jesus, passam a anunciá-lo, com a própria vida, por todas as cidades pelas quais passavam! Foi, de fato, o Espírito Santo que os deu força para a missão que realizaram.

Veja que também para eles não foi nada fácil. Tiveram que passar por extremas dificuldades e sofrer muito para serem fiéis até o fim. Mas a promessa da força do Espírito não foi apenas para motivá-los a começar, e sim, para ajudá-los a suportar todas as dificuldades da missão, por amor a Deus.

Pois bem. Aí está o significado do dom da Fortaleza: é uma disposição sobrenatural que nos torna capazes de empreender as ações mais difíceis e de suportar as provas mais duras por amor a Deus e pela glória de seu nome.

Muitas pessoas já são agraciadas com esse dom sem mesmo se darem conta. Certa vez, uma mãe me procurou, dizendo que, apesar de muito pedir a Deus pela conversão de seu filho, ele continuava a lhe dar muito trabalho, mas que ela não desistiria nunca enquanto não visse seu filho se encontrando com Deus e mudando de vida. Eis uma boa manifestação do dom da Fortaleza! Isso é dom do Espírito Santo! Dias atrás, para citar outro exemplo, um jovem me disse que mesmo que tudo pareça dar errado, ele não reclama, mas louva a Deus por ter certeza de que fez tudo o que estava ao seu alcance e porque confia que Deus não lhe deixará faltar o necessário, mesmo se o necessário for somente a força para suportar toda aquela situação. Meu Deus! Isso é, digamos, pura fortaleza vinda do coração de Deus!

Mais uma palavrinha...

Quero, se me permitem, dizer ainda mais alguma coisa sobre o dom da Fortaleza porque sinto que muita gente, hoje em dia, necessita disso. O dom da fortaleza nos convence de que não estamos sós em nenhum momento de nossas vidas.

Não podemos ser ingênuos, acreditando em alguns discursos que ouvimos por aí que afirmam que, quando se crê em Deus, todos os problemas da vida desaparecem... Isso não é verdade! Jesus mesmo nos disse: "Eu vos disse essas coisas para que tenhais paz em mim. Neste mundo, experimentareis a aflição, mas tende coragem, porque eu venci o mundo!" (João 16,33) .

Você pode se perguntar: "Mas, então, o que muda em minha vida quando eu decido seguir Jesus?" E eu posso lhe responder com toda a convicção de que os problemas não desaparecem, mas muda radicalmente a forma como você os vê e como os enfrenta! Eis a diferença! Não quero dizer com isso que não será difícil, mas quero dizer que contará com uma força do alto que fará, inclusive, com que tais problemas tenham algum sentido em sua vida, de modo que você não os viverá por acaso...

Termino recordando o que disse São Paulo Apóstolo aos romanos. Preste muita atenção nessas palavras, já que são palavras de cura e encorajamento: "Do mesmo modo, também o Espírito vem em socorro da nossa fraqueza, porque não sabemos rezar como convém, mas é o próprio Espírito que intercede por nós com gemidos inexprimíveis. Aliás, sabemos que tudo acontece para o bem daqueles que amam a Deus!" (Rm 8, 26.28).

É o Espírito, mais uma vez, que nos fortalece, de modo que, por amor, suportemos com alegria as dores e dificuldades de cada dia. Quando sentimos a força nos faltar, é hora de nos abrirmos ainda mais ação do Espírito em nós, deixar que Ele seja a nossa força! Eu desejo e peço a Deus que, nesse exato momento, o Espírito Santo tome verdadeira posse do seu coração, de você que lê essa mensagem agora, fazendo com que você levante e caminhe com conviccção e alegria pelas estradas da vida... Amém, amém! Boa caminhada para você!


Por hoje é só... Até amanhã.

Com afeto salesiano
P. Mauricio Miranda.

Um comentário:

  1. muuuuito lindo pois o sofrimento sempre existirá
    mas quando estamos perto de Deus
    e suplicamos sua ajuda tudo se torna mais facil.

    ResponderExcluir